domingo, 24 de julho de 2011

Banho e roupa limpa!

A higiene pessoal é um tema que passa necessariamente pela esfera....pessoal. Bastante óbvio certo?
É que muitas pessoas não aprenderam o grande prazer de se lavar. Por falta de recursos financeiros ou por falta de alguém que as educasse nesse sentido mesmo.
O fato é que já ouvi relatos sobre como é “normal” usar a mesma calça uma semana sem lavar, sobre como é possível usar o mesmo jaleco por 3 dias, sobre como podemos ficar sem tomar banho por 1 dia. Bem...fico um tanto quanto assustada!
Levando em consideração todas as variáveis que podem levar uma pessoa a tal raciocínio eu acabo chegando a conclusão de que o melhor é que essa pessoa seja treinada e caso não mude sua postura não trabalhe na área de alimentação nem de saúde.
Simples assim.
Mas o que podemos fazer para controlar o que não sabemos?
Todos os colaboradores devem tomar banho antes de assumir a sua função no trabalho. Pois no caminho para o trabalho as mãos e todo o corpo entraram em contato com milhares de bactérias.
Depois do banho deve-se colocar o uniforme que deve estar totalmente limpo. Ou seja: todas as peças desse uniforme devem ter sido lavadas antes de serem usadas. Nada de usar a blusa limpa com a calça suja ou vice –versa.
A melhor forma de controlar isso é manter o armário de funcionários sempre aberto depois do fim do truno do referido funcionário. Ou seja, saiu do turno deixa seu armário aberto e limpo.

Desse modo as roupas terão sido levadas para casa e daí existe uma chance grande de serem lavadas. Melhor que isso só o próprio estabelecimento lavando as roupas e entregando a cada dia a troca do dia limpa.


Uma mão lava a outra



A correta higiene de mãos pode evitar muitas das contaminações alimentares que existem. E muitas pessoas não possuem o hábito dessa higienização nem mesmo dentro de casa. Existem pesquisas que informam que mais de 60% das pessoas admitem não lavar as mãos depois de ir ao banheiro, nem mesmo em casa!
O importante para o manipulador é lavar as mãos a cada 30 minutos ou a cada troca de atividade. Com sabonete bactericida, lavando cada uma das partes até o cotovelo, e enxaguar com papel toalha não reciclado.
Vale lembrar o papel das planilhas nessa verificação.
Vamos cuidar da higiene dos alimentos, cada pessoa que recebe um alimento feito pelas nossas mãos é extremamente importante!



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Férias!!!!!!

Olá, depois de muito tempo estamos de férias!
No dia 25 estamos de volta com novas postagens!
Abraço:)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Meu chefe de cozinha é um líder de equipe?



Precisando contratar para a produção??
Precisamos de cada vez mais entendimento de quem é nosso colaborador. Na verdade, nos dias atuais, muitos de nossos colaboradores não tiveram a chance de estudar e foram parar de “pára-quedas” dentro de uma cozinha ou salão. Ou seja, podem não ter perfil para atuar nessa área. Mas já estão lá mesmo....
Não imagino uma criança dizendo que sonha trabalhar em regime de 12x36 horas e ganhar pouco mais que um salário mínimo por mês (salário de muitos auxiliares de cozinha).   Mas como motivar esse trabalhador?
Em contra partida recebo diariamente algumas informações que me deixam assustada como um Currículo de uma nutricionista pós-graduada em segurança dos alimentos e com passagem por uma empresa de âmbito nacional com a pretensão salarial de R$ 1380,00. E um “suposto chefe” de cozinha com o ensino fundamental incompleto que não trabalha aos domingos e não aceita menos que R$ 1500,00 de salário. O que está acontecendo?? A lei de mercado! Esse “chefe” de cozinha na verdade é uma fraude no mundo do recrutamento, mas isso é assim mesmo.
Ser  chefe é bem mais que cozinhar, bem mais que colocar a salsa em cima do arroz, bem mais que sofrer chiliques subindo em cima de um fogão, bem mais que gritar com a equipe. Na verdade a cozinha é um lugar inóspito, quente, com equipamentos muitas vezes velhos, onde se trabalha em pé, muitas vezes mais de 12 horas num dia e em temperatura acima de 40°C.  Quem quer ser líder de um lugar desses?? Os chefes!!
Por isso esses profissionais são tão importantes, tão raros e tão maravilhosos! Mas devem estar preparados para a realidade de uma cozinha.
Em primeiro lugar devem ser líderes, nem todos nascem líderes, mas todos podem se tornar líderes. Que bom! O melhor é que podem ser líderes servidores, humanos, verdadeiros e com domínio sobre suas limitações, com autoconhecimento e auto-estima. Responsáveis em sua função de líder, com informação sobre o próprio trabalho e sua missão enquanto ser humano.
O meu conselho é: Invista em seu potencial de liderança assim como investe em seu conhecimento técnico, só assim você fará a diferença!
Grande abraço


sábado, 2 de julho de 2011

O que é contaminação de alimentos?

É a presença de qualquer material prejudicial nos alimentos, seja bactéria, metal, veneno ou qualquer coisa que torne esses produtos perigosos à saúde.
TIPOS DE CONTAMINAÇÃO:
            QUÍMICA:
Ocorre por produtos químicos, colocados na área de manipulação ou diretamente nos alimentos.
            MICROBIOLÓGICA:
Ocorre quando no alimento há microorganismos (organismos muito pequenos) que prejudicam a saúde de quem vai comer.
            FÍSICA:
Ocorre quando há algum corpo estranho dentro do alimento, durante a preparação ou armazenamento.

FONTES DE CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA:
-       Pessoas:
Tossindo, espirrando, assobiando na area de manipulação.agindo de forma negligente com as normas do  manipulador de alimentos.
-       Alimentos crus:
As carnes vermelhas, peixes, crustáceos, cortados em tábua de verduras. Por exemplo, são fonte de contaminação cruzada.
-       Insetos e roedores:
Passam por áreas extremamente sujas e são verdadeiros transportadores de bactérias e vírus mortais. Têm hábito noturno e só freqüentam áreas de manipulação onde não há limpeza de fim de turno eficiente. Onde ralos ficam com sujeira, a caixa de gordura não é limpa e onde não há empresa de controle de pragas responsável.
-       Animais domésticos e pássaros:
São proibidos nas áreas de manipulação de alimentos. Muitas vezes tem hábitos alimentares parecidos com de roedores. Seus pêlos e penas são a grande fonte de contaminação.
-       Poeira:
Vêm do ambiente externo com Vírus e Bactérias esperando o local certo para se multiplicar. Os alimentos devem estar sempre protegidos dessa fonte de contaminação.

CONTAMINAÇÃO CRUZADA:
Devemos ter sempre muito cuidado com a contaminação cruzada. Um alimento bem cozido  pode ser contaminado depois de pronto se entrar em contato com alimento cru e contaminado, ou pronto e contaminado. Esse é o motivo pelo qual as tábuas de corte devem ser separadas para cada grupo de alimentos. Também é o motivo pelo qual por onde sai o alimento pronto, não pode sair lixo.

Preste bem atenção na sua alimentação!
Conheça sempre as cozinhas dos estabelecimentos que frequenta!



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mercado de trabalho


Nessa entrevista temos um ponto de vista muito interessante:
Acreditamos que sempre haverá lugar para líderes motivados e competentes. Mas sem dúvida o mercado de trabalho precisa cada vez mais de profissionais capazes de entender o motivo para dar o melhor de sí e com comprometimento com o curso de sua própria carreira.