A higiene pessoal é um tema que passa necessariamente pela esfera....pessoal. Bastante óbvio certo?
É que muitas pessoas não aprenderam o grande prazer de se lavar. Por falta de recursos financeiros ou por falta de alguém que as educasse nesse sentido mesmo.
O fato é que já ouvi relatos sobre como é “normal” usar a mesma calça uma semana sem lavar, sobre como é possível usar o mesmo jaleco por 3 dias, sobre como podemos ficar sem tomar banho por 1 dia. Bem...fico um tanto quanto assustada!
Levando em consideração todas as variáveis que podem levar uma pessoa a tal raciocínio eu acabo chegando a conclusão de que o melhor é que essa pessoa seja treinada e caso não mude sua postura não trabalhe na área de alimentação nem de saúde.
Simples assim.
Mas o que podemos fazer para controlar o que não sabemos?
Todos os colaboradores devem tomar banho antes de assumir a sua função no trabalho. Pois no caminho para o trabalho as mãos e todo o corpo entraram em contato com milhares de bactérias.
Depois do banho deve-se colocar o uniforme que deve estar totalmente limpo. Ou seja: todas as peças desse uniforme devem ter sido lavadas antes de serem usadas. Nada de usar a blusa limpa com a calça suja ou vice –versa.
A melhor forma de controlar isso é manter o armário de funcionários sempre aberto depois do fim do truno do referido funcionário. Ou seja, saiu do turno deixa seu armário aberto e limpo.
Desse modo as roupas terão sido levadas para casa e daí existe uma chance grande de serem lavadas. Melhor que isso só o próprio estabelecimento lavando as roupas e entregando a cada dia a troca do dia limpa.

