“estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior”
Sabemos que a felicidade coabita com o sucesso,mas não necessita de sucesso.
Felicidade impulsiona, e também é altamente transmissivel, além de ser viciante
Por isso te desejamos: Felicidade! Simples, pura e despretensiosa Felicidade!
Que fique claro em qualquer criseque você não depende do governo, do clima, do lugar ou das pessoas para ser feliz, acreditamos realmente que a chave de toda a felicidade está em Deus...por isso desejamos que você tenha cada dia mais intimidade com Deus, nosso criador!
Obrigada pela oportunidade de conviver com você em muitos momentos do ano , que com a sua presença foram agradáveis!
Derreter a manteiga com o chocolate em banho-maria
Misturar as gemas e o açúcar
Misturar o chocolate derretido com a manteiga com os ovos batidos com açúcar.
Mexer bem
Acrescentar a farinha e mexer bem. Depois coloque as claras em neve e mexa com suavidade.
Assar em forminhas próprias untadas e enfarinhadas com cacau em pó por cerca de 6 a 8 minutos em 230 graus Celsius. Aqueça o forno previamente. Bom Apetite!!
Olá, estamos há um tempão sem postar nada...mas é por absoluta falta de tempo!
Uma rotina de 14 horas de trabalho/dia é muito corrida...
Bem, seguem as fotos do pamonha Pura, queremos compartilhar com vocês! Lá treinamos a equipe em BPF, atendimento e cardápio!
O público consumidor dos restaurantes está cada vez mais esclarecido em relação às normas de higiene e limpeza dos restaurantes, veja os vídeos abaixo. Seus clientes já devem ter visto!
O intuito do gastrônomo é obter a aprovação de seus pratos e a perpetuação de seu sucesso. Para tal finalidade faz-se imprescindível que tenha domínio sobre o gosto e o sabor dos alimentos. Devemos sempre ter em mente que O que chamamos de sabor é a soma do que é percebido como gosto pela língua e como aroma pelo nariz.E é o gosto que faz com que os clientes voltem, com que se lembrem da comida feita pela avó.o gosto faz com que se crie uma lembrança para aquele alimento que nunca havia sido provado. Por isso a responsabilidade do gastrônomo em conhecer os sabores, apreciar o gosto dos alimentos. Mesmo que não goste.
As receitas são a forma mais antiga de se perpetuar um sabor. Imagine se nunca houvesse uma receita de Roux, teríamos que inventá-lo a cada geração e desse modo ainda estaríamos séculos atrás em evolução gastronômica. A receita, (por mais simples e rudimentar que seja) serve para impulsionar a técnica. Sendo um ótimo ponto de partida para o aprimoramento da arte gastronômica.Um caderno ou livro de receitas nos informa muito sobre o período em que ele foi escrito. Se observarmos com cuidado vai nos dizer quais eram os alimentos disponíveis naquele período, qual o publico a quem se destinava, qual o papel do alimento na vida das pessoas e das famílias naquele período. As técnicas existentes hoje são provenientes de aperfeiçoamentos de receitas antigas.
Para o gastrônomo a receita é uma base de pesquisa, uma fonte de inspiração. Mas não seu material único de trabalho. Visto que o gastrônomo trabalha com as técnicas e isso faz com que ele tenha o domínio sobre o sabor dos alimentos. Pois é a técnica que permitequeos sabores e gostos fiquem exatamente como se deseja. E ainda mais: permite que essa experiência seja repetida um sem numero de vezes.
Até pouco tempo acreditávamos que a língua era dividida em áreas especificas para cada sabor, mas desde Agosto de 2006, o Dr. Charles Zuker (do Howard Hughes Medical Institute) publicou um artigo explicando que as células ficam espalhadas por toda a língua. E isso nos ajuda a entender que da combinação dos sabores básicos nascem muitos sabres diferentes, e por isso cada preparação é única e especial.
Essa é a grande diferença entre uma equipe amadora e uma equipe profissional: o uso adequado das técnicas para valorizar as receitas de todos os lugares e também inventar novas receitas. Realçando e padronizando o gosto dos alimentos e seu aroma, para que o sabor seja inigualável.
A contaminação alimentar pode matar e isso quase todo mundo já sabe
Mas o que incomoda hoje em dia é a falta de cuidado com que o alimento é manipulado em muitos locais. Quando os manipuladores, empreendedores e demais profissionais não sabiam o risco de um alimento contaminado havia um certo "desconto" para as contaminações alimentares.
Mas hoje em dia todos os profissionais envolvidos no setor de alimentação já sabem que existem normas e essas normas devem ser cumpridas.
Infelizmente, muitas vezes as normas só são cumpridas quando há a ação da Vigilância sanitária. Isso mostra que ainda temos muito a evoluir...
"As crianças passaram mal depois de almoçar. Os primeiros atendimentos foram no pátio da escola e depois os estudantes foram levados para hospitais e postos de saúde. O quadro era o mesmo: desidratação severa, vômitos, dores abdominais.
“Logo depois do lanche todo mundo começou a vomitar”, contou Alex Dias, de 8 anos"
Esse tema é realmente muito difícil de ser trabalhado nas instituições e empreendimentos.
Como vamos trabalhar esse tema nessa semana na aula de gerenciamento resolvi colocar esse vídeo:
Olá, nesse sábado (10/09) aconteceu o evento para odontólogos na ABO e o coffe foi feito por nós - Cazarrara- e patrocinado pela 3M em Brasília.
Foi um sucesso e o ponto alto do coffe foram as frutas! Uma surpresa deliciosa para os presentes no evento.
Olá, sabe aquele monte de gente que você ADORA, mas simplesmente não consegue mais encontrar? Tipo primos, tios, amigos de um antigo trabalho e etc.? Pois é... Agora você pode se encontrar com essas pessoas no nosso restaurante! O Buffet de domingo sai a partir de R$ 12,00 por pessoa com itens da comida Brasileira, do jeitinho que todos nós gostamos! Aquele sabor de comida feita em casa! Nossos temperos são naturais e possuímos controle de qualidade. Venha almoçar aqui! Traga as pessoas que você gosta e divirta-se J Escolha o cardápio! Nesse domingo fizemos nosso primeiro encontro “ Há quanto tempo!” e foi maravilhoso! Cardápio desse domingo: Carne de sol, mandioca, frango ao molho caipira, arroz, feijão, feijoada (encomenda especial), angu de milho, farofa, batata frita e saladas. Olha as fotos:
Estamos com um buffet de comida Brasileira de segunda a sábado no nosso restaurante. Na inauguração ao valor de R$ 8,00 por pessoa. Suuupperrr em conta!!
Ahh...a feijoada de sábado está bombando!
Olá,
Estivemos presentes no Congresso e no Vinum Brasilis e preciso dizer que os eventos estavam ótimos!
Foi uma grande alegria reencontrar tantas pessoas e ver como o mercado de gastronomia evoluiu nos últimos anos.
2 bolas de sorvete de creme
1/2 xícara de expresso quente (pode ser feito na cafeteira italiana de casa)
1 dose de amaretto (totalmente opcional)
Grãos de café para decorar
Modo de fazer:
Coloque numa taça as bolas de sorvete e coloque o café por cima, simples e ótimo!
Olá, teremos em breve um curso de barista no nosso restaurante, dentro da ABO - 616 sul.
Quem vai nos dar a honra de ministrar o curso será Antonello Monardo.
Por isso durante essa semana vou postar algumas receitas com café, para começarmos a aquecer os motores para esse curso DELICIOSO!
Grande abraço
Luciana
Alexander coffe
- 2/5 de café espresso
- 1/5 de brandy
- 1/5 de creme de leite
- 1/5 de cacau em pó
Preparo:
Coloque tudo no liquidificador, despeje em um copo de cocktail.
Polvilhe canela por cima.
A higiene pessoal é um tema que passa necessariamente pela esfera....pessoal. Bastante óbvio certo?
É que muitas pessoas não aprenderam o grande prazer de se lavar. Por falta de recursos financeiros ou por falta de alguém que as educasse nesse sentido mesmo.
O fato é que já ouvi relatos sobre como é “normal” usar a mesma calça uma semana sem lavar, sobre como é possível usar o mesmo jaleco por 3 dias, sobre como podemos ficar sem tomar banho por 1 dia. Bem...fico um tanto quanto assustada!
Levando em consideração todas as variáveis que podem levar uma pessoa a tal raciocínio eu acabo chegando a conclusão de que o melhor é que essa pessoa seja treinada e caso não mude sua postura não trabalhe na área de alimentação nem de saúde.
Simples assim.
Mas o que podemos fazer para controlar o que não sabemos?
Todos os colaboradores devem tomar banho antes de assumir a sua função no trabalho. Pois no caminho para o trabalho as mãos e todo o corpo entraram em contato com milhares de bactérias.
Depois do banho deve-se colocar o uniforme que deve estar totalmente limpo. Ou seja: todas as peças desse uniforme devem ter sido lavadas antes de serem usadas. Nada de usar a blusa limpa com a calça suja ou vice –versa.
A melhor forma de controlar isso é manter o armário de funcionários sempre aberto depois do fim do truno do referido funcionário. Ou seja, saiu do turno deixa seu armário aberto e limpo.
Desse modo as roupas terão sido levadas para casa e daí existe uma chance grande de serem lavadas. Melhor que isso só o próprio estabelecimento lavando as roupas e entregando a cada dia a troca do dia limpa.
A correta higiene de mãos pode evitar muitas das contaminações alimentares que existem. E muitas pessoas não possuem o hábito dessa higienização nem mesmo dentro de casa. Existem pesquisas que informam que mais de 60% das pessoas admitem não lavar as mãos depois de ir ao banheiro, nem mesmo em casa!
O importante para o manipulador é lavar as mãos a cada 30 minutos ou a cada troca de atividade. Com sabonete bactericida, lavando cada uma das partes até o cotovelo, e enxaguar com papel toalha não reciclado.
Vale lembrar o papel das planilhas nessa verificação.
Vamos cuidar da higiene dos alimentos, cada pessoa que recebe um alimento feito pelas nossas mãos é extremamente importante!
Precisamos de cada vez mais entendimento de quem é nosso colaborador. Na verdade, nos dias atuais, muitos de nossos colaboradores não tiveram a chance de estudar e foram parar de “pára-quedas” dentro de uma cozinha ou salão. Ou seja, podem não ter perfil para atuar nessa área. Mas já estão lá mesmo....
Não imagino uma criança dizendo que sonha trabalhar em regime de 12x36 horas e ganhar pouco mais que um salário mínimo por mês (salário de muitos auxiliares de cozinha). Mas como motivar esse trabalhador?
Em contra partida recebo diariamente algumas informações que me deixam assustada como um Currículo de uma nutricionista pós-graduada em segurança dos alimentos e com passagem por uma empresa de âmbito nacional com a pretensão salarial de R$ 1380,00. E um “suposto chefe” de cozinha com o ensino fundamental incompleto que não trabalha aos domingos e não aceita menos que R$ 1500,00 de salário. O que está acontecendo?? A lei de mercado! Esse “chefe” de cozinha na verdade é uma fraude no mundo do recrutamento, mas isso é assim mesmo.
Ser chefe é bem mais que cozinhar, bem mais que colocar a salsa em cima do arroz, bem mais que sofrer chiliques subindo em cima de um fogão, bem mais que gritar com a equipe. Na verdade a cozinha é um lugar inóspito, quente, com equipamentos muitas vezes velhos, onde se trabalha em pé, muitas vezes mais de 12 horas num dia e em temperatura acima de 40°C.Quem quer ser líder de um lugar desses?? Os chefes!!
Por isso esses profissionais são tão importantes, tão raros e tão maravilhosos! Mas devem estar preparados para a realidade de uma cozinha.
Em primeiro lugar devem ser líderes, nem todos nascem líderes, mas todos podem se tornar líderes. Que bom! O melhor é que podem ser líderes servidores, humanos, verdadeiros e com domínio sobre suas limitações, com autoconhecimento e auto-estima. Responsáveis em sua função de líder, com informação sobre o próprio trabalho e sua missão enquanto ser humano.
O meu conselho é: Invista em seu potencial de liderança assim como investe em seu conhecimento técnico, só assim você fará a diferença!
É a presença de qualquer material prejudicial nos alimentos, seja bactéria, metal, veneno ou qualquer coisa que torne esses produtos perigosos à saúde.
TIPOS DE CONTAMINAÇÃO:
QUÍMICA:
Ocorre por produtos químicos, colocados na área de manipulação ou diretamente nos alimentos.
MICROBIOLÓGICA:
Ocorre quando no alimento há microorganismos (organismos muito pequenos) que prejudicam a saúde de quem vai comer.
FÍSICA:
Ocorre quando há algum corpo estranho dentro do alimento, durante a preparação ou armazenamento.
FONTES DE CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA:
-Pessoas:
Tossindo, espirrando, assobiando na area de manipulação.agindo de forma negligente com as normas domanipulador de alimentos.
-Alimentos crus:
As carnes vermelhas, peixes, crustáceos, cortados em tábua de verduras. Por exemplo, são fonte de contaminação cruzada.
-Insetos e roedores:
Passam por áreas extremamente sujas e são verdadeiros transportadores de bactérias e vírus mortais. Têm hábito noturno e só freqüentam áreas de manipulação onde não há limpeza de fim de turno eficiente. Onde ralos ficam com sujeira, a caixa de gordura não é limpa e onde não há empresa de controle de pragas responsável.
-Animais domésticos e pássaros:
São proibidos nas áreas de manipulação de alimentos. Muitas vezes tem hábitos alimentares parecidos com de roedores. Seus pêlos e penas são a grande fonte de contaminação.
-Poeira:
Vêm do ambiente externo com Vírus e Bactérias esperando o local certo para se multiplicar. Os alimentos devem estar sempre protegidos dessa fonte de contaminação.
CONTAMINAÇÃO CRUZADA:
Devemos ter sempre muito cuidado com a contaminação cruzada. Um alimento bem cozidopode ser contaminado depois de pronto se entrar em contato com alimento cru e contaminado, ou pronto e contaminado. Esse é o motivo pelo qual as tábuas de corte devem ser separadas para cada grupo de alimentos. Também é o motivo pelo qual por onde sai o alimento pronto, não pode sair lixo.
Preste bem atenção na sua alimentação! Conheça sempre as cozinhas dos estabelecimentos que frequenta!
Nessa entrevista temos um ponto de vista muito interessante:
Acreditamos que sempre haverá lugar para líderes motivados e competentes. Mas sem dúvida o mercado de trabalho precisa cada vez mais de profissionais capazes de entender o motivo para dar o melhor de sí e com comprometimento com o curso de sua própria carreira.