segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Elaboração do plano de voo para 2013 e 2014. O que fazer? Ou como fazer melhor?


O ano de 2012 já está no fim! Todos já estão preparados para as vendas do natal e ano novo, uma época para recuperar as recentes perdas do varejo de alimentação alavancando as vendas.
Época também de começarem os projetos para 2013. Por uma razão cultural sempre refazemos os planos pessoais e empresariais nessa época do ano, traçamos as metas para as próximas etapas de nosso empreendimento e criamos os planos de ação objetivando ter um plano de voo o mais fiel possível ao trajeto de nossa viagem nos próximos 365 dias.
 Mas como fazer esse plano de voo? Uma resposta: a pesquisa de clima organizacional. Há uma tendência muito grande entre nós Empreendedores de esquecer o caráter organizacional de seu empreendimento. Uma organização sempre supõe a existência de um organismo vivo, cujas leis da existência precisam ser encaradas fora da tendência lógica que utilizamos para nossos investimentos. Dentro de uma organização, é importante saber quem somos, mas também é importante conhecermos nossos companheiros de jornada e saber o que eles pensam a nosso respeito e do Empreendimento.
A melhor ferramenta para que um organismo chegue à resultados positivos, está no hábito. Nosso organismo (corpo humano) somente sobrevive porque fazemos habitualmente coisas da qual não nos cansamos de fazer desde quando aprendemos tais como, comer, dormir, etc. O Empreendimento enquanto organismo também precisa construir em sua equipe hábitos positivos, assertivos e  muni-los de técnica e motivação as quais os colaboradores sempre utilização por toda sua vida. Por isso, aconselhamos nossos parceiros em investir em aumento de performance com técnicas de coach para equipe de liderança, atendimento e produção, mantendo o foco da equipe com apresentação de resultados mensuráveis, esse é o objetivo de uma gestão competitiva.
Várias oportunidades irão se apresentar no próximo ano e precisamos também estar atentos ao fato de estarmos recebendo na cidade vários eventos relacionados à Copa das Confederações. O ano de 2013 tem como particularidade a preparação antecipada para 2014! Foram 186.032 pedidos em 24 horas e segundo site da FIFA,  a maior parte dos pedidos foi feita por brasileiros, seguidos por torcedores vindos dos Estados Unidos, México, Japão e Itália. O jogo de abertura lidera o ranking atual, com mais de 37 mil pedidos, na frente da partida 9 (Itália x Brasil) e a final no Maracanã. Com relação às sedes, Salvador é a primeira da lista, seguida de Rio de Janeiro e Brasília.
Estamos preparados para receber este turista? Vamos deixar essa oportunidade passar sem impactar nossas vendas positivamente? Todas as cidades próximas vão ganhar com essa vinda de turistas, mas o setor está preparado?
Como está o site do empreendimento? O cardápio está em português, espanhol, francês e inglês? O Site também está nesses idiomas?  A equipe de trabalho está treinada para o excelente atendimento? Sabem receber turistas? Sabem informar sobre pontos turísticos da cidade? A cozinha está de acordo com os padrões de higiene e limpeza? Há risco de algum problema relacionado à higiene durante os eventos? Lembre-se que os turistas estão com suas máquinas fotográficas e filmadoras em mãos. Sua equipe está preparada para os desafios? Esses e muitos outros itens devem ser checados para que sua empresa tire proveito deste e de outros eventos.
Por isso nossa dica é manter o foco em treinamento. Mas sabemos que não vai resolver apenas um treinamento e também sabemos que o treinamento deve ser adequado à sua realidade como empresa. Deve estar adequado ao seu modelo de serviço, deve ser feito um script que atenda sua necessidade empresarial. É importante ter a visão do processo para a implantação da Qualidade necessária para sua liderança de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário