Precisando contratar para a produção??
Precisamos de cada vez mais entendimento de quem é nosso colaborador. Na verdade, nos dias atuais, muitos de nossos colaboradores não tiveram a chance de estudar e foram parar de “pára-quedas” dentro de uma cozinha ou salão. Ou seja, podem não ter perfil para atuar nessa área. Mas já estão lá mesmo....
Não imagino uma criança dizendo que sonha trabalhar em regime de 12x36 horas e ganhar pouco mais que um salário mínimo por mês (salário de muitos auxiliares de cozinha). Mas como motivar esse trabalhador?
Em contra partida recebo diariamente algumas informações que me deixam assustada como um Currículo de uma nutricionista pós-graduada em segurança dos alimentos e com passagem por uma empresa de âmbito nacional com a pretensão salarial de R$ 1380,00. E um “suposto chefe” de cozinha com o ensino fundamental incompleto que não trabalha aos domingos e não aceita menos que R$ 1500,00 de salário. O que está acontecendo?? A lei de mercado! Esse “chefe” de cozinha na verdade é uma fraude no mundo do recrutamento, mas isso é assim mesmo.
Ser chefe é bem mais que cozinhar, bem mais que colocar a salsa em cima do arroz, bem mais que sofrer chiliques subindo em cima de um fogão, bem mais que gritar com a equipe. Na verdade a cozinha é um lugar inóspito, quente, com equipamentos muitas vezes velhos, onde se trabalha em pé, muitas vezes mais de 12 horas num dia e em temperatura acima de 40°C. Quem quer ser líder de um lugar desses?? Os chefes!!
Por isso esses profissionais são tão importantes, tão raros e tão maravilhosos! Mas devem estar preparados para a realidade de uma cozinha.
Em primeiro lugar devem ser líderes, nem todos nascem líderes, mas todos podem se tornar líderes. Que bom! O melhor é que podem ser líderes servidores, humanos, verdadeiros e com domínio sobre suas limitações, com autoconhecimento e auto-estima. Responsáveis em sua função de líder, com informação sobre o próprio trabalho e sua missão enquanto ser humano.
O meu conselho é: Invista em seu potencial de liderança assim como investe em seu conhecimento técnico, só assim você fará a diferença!
Grande abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário