É a presença de qualquer material prejudicial nos alimentos, seja bactéria, metal, veneno ou qualquer coisa que torne esses produtos perigosos à saúde.
TIPOS DE CONTAMINAÇÃO:
QUÍMICA:
Ocorre por produtos químicos, colocados na área de manipulação ou diretamente nos alimentos.
MICROBIOLÓGICA:
Ocorre quando no alimento há microorganismos (organismos muito pequenos) que prejudicam a saúde de quem vai comer.
FÍSICA:
Ocorre quando há algum corpo estranho dentro do alimento, durante a preparação ou armazenamento.
FONTES DE CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA:
- Pessoas:
Tossindo, espirrando, assobiando na area de manipulação.agindo de forma negligente com as normas do manipulador de alimentos.
- Alimentos crus:
As carnes vermelhas, peixes, crustáceos, cortados em tábua de verduras. Por exemplo, são fonte de contaminação cruzada.
- Insetos e roedores:
Passam por áreas extremamente sujas e são verdadeiros transportadores de bactérias e vírus mortais. Têm hábito noturno e só freqüentam áreas de manipulação onde não há limpeza de fim de turno eficiente. Onde ralos ficam com sujeira, a caixa de gordura não é limpa e onde não há empresa de controle de pragas responsável.
- Animais domésticos e pássaros:
São proibidos nas áreas de manipulação de alimentos. Muitas vezes tem hábitos alimentares parecidos com de roedores. Seus pêlos e penas são a grande fonte de contaminação.
- Poeira:
Vêm do ambiente externo com Vírus e Bactérias esperando o local certo para se multiplicar. Os alimentos devem estar sempre protegidos dessa fonte de contaminação.
CONTAMINAÇÃO CRUZADA:
Devemos ter sempre muito cuidado com a contaminação cruzada. Um alimento bem cozido pode ser contaminado depois de pronto se entrar em contato com alimento cru e contaminado, ou pronto e contaminado. Esse é o motivo pelo qual as tábuas de corte devem ser separadas para cada grupo de alimentos. Também é o motivo pelo qual por onde sai o alimento pronto, não pode sair lixo.
Preste bem atenção na sua alimentação!
Conheça sempre as cozinhas dos estabelecimentos que frequenta!
Conheça sempre as cozinhas dos estabelecimentos que frequenta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário